De acordo com a Receita Federal, em Outubro de 2022 mais de 255.000 empresas do Regime Tributário Simples Nacional estavam inadimplentes. O total de dívidas somava aproximadamente R$ 11 bilhões. O órgão afirmou que a inadimplência era o motivo para exclusão do Simples Nacional e deu prazo de regularização (para decidir entre pagamento à vista ou parcelamento) de 30 dias.
Para regularizar a situação fiscal da empresa é possível o acesso online através do portal e-CAC, seleção de débitos e emissão da guia de pagamento (DAS). É importante que o empresário conheça esse processo, pois há possibilidade que mais empresas serão notificadas a partir de 1º de Janeiro de 2023.
É possível analisar um documento da Receita Federal com perguntas e respostas sobre a Exclusão do Simples Nacional aqui.
Para evitar problemas como esse, a empresa optante do Simples Nacional deve estar atenta aos tributos que incidem sobre o seu negócio. É fundamental a parceria com escritório de contabilidade que conheça o funcionamento da sua empresa. Se precisar de ajuda, nossa equipe está à disposição.
Comments