O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) realizou uma pesquisa baseada em 32 países, cuja faixa de arrecadação é “parecida” à do Brasil, para descobrir em qual deles o dinheiro arrecadado com impostos tem o melhor índice de retorno para a população. Para comparar isso, o Instituto traçou uma relação entre o a carga tributária atual (representada em percentual do PIB), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES) para cada país.
IDH e IRBES
Para compreender, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma estatística que contempla expectativa de vida, educação, renda per capita gerenciado pela ONU. Além dele, o IRBES - Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade – foi estabelecido em 2011 no Brasil pelo IBTP e considera dados do IDH em seu cálculo.
Mas vamos ao Ranking...
O resultado fica bem claro se percebemos a lista de países usada pelo IBPT. O Brasil é o 31º colocado na lista dos países analisados, com um IRBES de 135,83 pontos. Para ter uma ideia, o primeiro colocado no Ranking foi a Austrália com um IRBES de 164,18 pontos. Vale dizer que o IRBES varia de acordo também com a porcentagem de carga tributária, e a da Austrália é uma das menores do mundo veja na tabela abaixo:
Apesar da colocação do Brasil...
Apesar de termos uma das maiores cargas tributárias, e uma das mais complexas, é possível a redução desses valores através de um planejamento tributário coerente com o seu negócio. Saiba mais sobre isso falando com a nossa equipe.
Baixe essa tabela para fazer outras análises...
Se deseja baixar essa tabela no formato excel (.XLSX) clique no link abaixo, não esqueça de mencionar que foi a nossa equipe que forneceu ela para você...
Comments