A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), em uma pesquisa com 118 estabelecimentos associados, constatou uma diferença brutal entre receitas e despesas ano passado. Em 2021, as despesas cresceram 8,1% enquanto as receitas cresceram apenas 3,1% entre os hospitais pesquisados. Para profissionais da saúde trabalhando em consultórios privados e fora de hospitais, também houve uma queda de receita de mais de 80%.
Em parte, o motivo da redução nas receitas foi o baixo número de consultas agendadas em 2021 por pessoas mais velhas e idosos que, durante a pandemia, obedeceram às restrições impostas pela COVID-19.
Outro motivo para a queda nos resultados deste setor, é a estratégia equivocada de adotar uma “contabilidade generalista” - aquela aplicada a qualquer tipo de empresa - por hospitais e médicos. Para a área da saúde, isso resulta em recursos gastos desnecessariamente com tributação. A solução, nesses casos, é a adotar a contabilidade especializada na área de saúde.
Benefícios da Contabilidade especializada em Saúde
A gestão fiscal voltada para a área da saúde, evita o pagamento indevido de tributos, uma vez que consegue determinar cargas tributárias adequadas para simples consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos. Estabelecer uma contabilidade especializada para o setor da saúde, resulta em forma mais adequada de tributação para cada tipo de profissional/empresa, reduzindo as despesas e tornando a contabilidade mais eficiente para esse setor. Para saber mais sobre isso, converse com a equipe da HGA.
Comments