O que são Impostos diretos e indiretos?
- HGA DIGITAL CONTABILIDADE
- 27 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Devido à complexidade na legislação tributária brasileira, é comum o empresário ter dúvidas com relação à contabilidade da sua empresa. Falamos há alguns dias, sobre a diferença entre os cinco tipos de tributos: impostos, taxas contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Hoje entraremos em detalhes sobre outra forma de categorizar os tributos pagos por pessoas físicas e jurídicas: os tributos diretos e indiretos.
Tributos Diretos
São tributos incidentes diretamente sobre a renda de uma pessoa, ou seja, quanto maior a renda do contribuinte, maior é o valor do imposto. Este tipo de tributo está ligado diretamente ao CPF da pessoa, ou ao CNPJ da empresa e não pode ser transferido. Exemplos desse tipo de tributo são o próprio Imposto de Renda, ou mesmo o IPTU e o IPVA.
Tributos Indiretos
São tributos incidentes sobre produtos e serviços e não consideram a renda específica da pessoa. Comumente executado quando há uma transação de compra de mercadorias (alimentos, roupas, remédios etc.) ou a aquisição de serviços (mensalidade escolar etc.). UM exemplo claro de tributo indireto é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
A correta diferenciação entre os tributos - e um planejamento tributário eficiente - permitem à empresa se organizar de forma a evitar multas e conseguir reduções em sua carga tributária. A parceria com um escritório de contabilidade eficiente ajuda o empresário de forma transparente nesse objetivo. Fale com a HGA para mais informações.
Comments