Uma dica para empresários, especialmente essa época que começamos a pensar na declaração de imposto de renda, é a tributação sobre os fundos de investimento. Separamos algumas informações rápidas que podem mostrar a você sobre como incidem os impostos sobre investimentos. Vamos lá, fundos de investimento são aplicações financeiras sobre as quais incidem impostos como o Imposto de Renda (IR) e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e são divididos em 3 grupos baseados no prazo em que o fundo é mantido, veja:
Renda Fixa de Curto Prazo
Títulos com prazo igual ou inferior a 365 dias, onde os impostos incidem sobre o rendimento quando ocorrem resgates ou alienações com alíquota de 22,5% (para prazo de até 180 dias) ou 20% (para mais de 180 dias).
Renda Fixa de Longo Prazo
Títulos com prazo igual ou superior a 365 dias. Os impostos nesse caso também incidem sobre o rendimento quando ocorre resgate ou alienação e possui as seguintes alíquotas: 17,5% (361-720 dias) e 15% (acima de 730 dias).
Fundos de Ações
São títulos com 67% do seu total negociados na Bolsa de Valores, no país ou no exterior, e regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários ou órgãos similares. Independem de prazo e possuem alíquota única de 15% nos casos de resgate ou alienação.
Especial: Come-Cotas
O sistema conhecido por ter recolhimento periódico (ex: a cada 6 meses) e incidente sobre as cotas desses fundos. O come-cotas funciona como uma antecipação do imposto de renda e ocorre entre maio e novembro. Em casos de resgate, o valor em tributos já pagos é descontado da tributação calculada no momento do resgate.
O empresário deve estar atento às opções oferecidas pelo mercado, bem como às taxas de gestão dos fundos, para selecionar a opção mais vantajosa para o seu planejamento.
Da mesma forma, nós da HGA Contabilidade trabalhamos constantemente para a redução da carga tributária incidente sobre o seu negócio, como também, da pessoa física. Para saber mais, fale com a gente!
Comments