top of page
Buscar
Foto do escritorHGA DIGITAL CONTABILIDADE

Declaração de Imposto de Renda 2022: para quem perdeu o prazo


Apesar da prorrogação até 31 de Maio – ainda devido aos efeitos da pandemia - para a entrega da Declaração de Imposto de Renda em 2022, é muito comum todos os anos que contribuintes ultrapassem o prazo previsto por quaisquer que sejam os motivos – muitas vezes a escolha por preencher por conta própria, sem conhecimento dos procedimentos, acaba por soterrar o contribuinte em dúvidas sobre “quem precisa declarar?”, “quem é isento?” ou mesmo outras dúvidas mais profundas.


Para quem perdeu o prazo

A Receita Federal recomenda a entrega mesmo que esteja com dados incompletos. Quem perde o prazo sofre uma multa que incide em 1% ao mês sobre o valor de imposto de renda devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do valor do Imposto de Renda. Há ainda juros devidos e multa de mora de 0,33% ao dia até o limite máximo de 20%. Além disso, quem perde o prazo da entrega da declaração de imposto de renda não consegue alterar o regime de tributação, caso precise realizar uma retificação. Além disso, quanto mais tarde a entrega, mais tempo levará para receber valores a restituir (quando for o caso).


Consequências ao não declarar o imposto de renda

O contribuinte pode deixar seu CPF em situação irregular, o que impede a contratação de serviços, crédito e a participação em concursos públicos. Se mais de 20 meses se passarem sem uma declaração de IR, a Receita Federal pode abrir um processo e uma investigação por sonegação, que pode levar até a 5 anos de prisão. Falamos mais sobre isso neste artigo.


Caso precise de orientações sobre como minimizar os efeitos do atraso na entrega da sua declaração de Imposto de Renda, entre em contato com a equipe da HGA. Temos profissionais que podem direcioná-lo para a melhor estratégia.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page