Com algumas particularidades, a abertura de empresa para médicos sem sócios deve seguir regras que objetivam a redução da carga tributária. Por isso, separamos algumas dicas rápidas sobre o processo de abertura de empresas para médicos. Lembrando que, não é permitido o registro da atividade médica como MEI (Microempreendedor Individual), veja quais as alternativas que o médico sem sócios pode usar para abrir sua empresa:
Médico - Pessoa Física: apesar de permitido, é a modalidade que mais consome renda, os impostos atingem até 27,5% dos rendimentos. São raros os casos (início da carreira) em que um médico escolha essa modalidade e, mesmo assim, avalie a situação com um escritório de contabilidade.
Médico - Empresa Individual: Não recomendado para médicos por alguns motivos, entre eles, a questão do Artigo 966 do Código Civil, que não considera empresários profissionais de natureza científica, por exemplo.
Sociedade Empresária Limitada Unipessoal: Criada em 2019, permite a abertura de empresa por um único representante. É a modalidade que mais contribui na área da saúde e que permite a médicos abrirem suas empresas, sem sócio no capital.
Sociedade Simples Limitada Unipessoal: registrada em cartório para médicos atuando como terceiros em hospitais ou clínicas.
Se você é Médico, e deseja abrir empresa ou mudar de modalidade para redução de carga tributária e melhor adequação ao seu modelo de negócio, fale com a equipe da HGA.
Commentaires