Curiosidade para o Empresário: A “Curva de Laffer”.
- HGA DIGITAL CONTABILIDADE
- 28 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Arthur Laffer é um economista conhecido pela defesa de que a redução de impostos é benéfica para a sociedade e para a economia, e que na verdade isso aumenta também a arrecadação de recursos por parte do Estado. Se o normal é imaginarmos que existe uma proporção direta entre o aumento da alíquota de impostos e o aumento na arrecadação, o gráfico da “Curva de Laffer” mostrou que não é isso que ocorre.

A Curva de Laffer explicada de forma simples
Para compreender, basta olhar para o gráfico deste artigo. O eixo X é a variação da alíquota tributária (varia de 0% a 100%). Se você é um empresário, pense nisso como a porcentagem de impostos que você paga para o governo. O eixo Y representa o total arrecadado pelo governo.
De acordo com Laffer, a arrecadação aumenta diretamente proporcional ao aumento da alíquota. Porém, a partir de determinada porcentagem, a arrecadação começa a diminuir pois não haveria incentivo para continuar produzindo ou gerando negócios, haveria um aumento da sonegação, até o ponto em que, se cobrado 100% de alíquota, o Estado arrecadaria zero.
Ponto Ótimo (em Teoria)
Para Laffer, existe um “ponto ótimo” ou ideal, algo que teoricamente seria considerado adequado pelo contribuinte e pelo empresário e não teria impacto negativo na questão de oferta e demanda da economia (não afetaria o consumo). O ideal é um ponto médio entre esses dois extremos (de zero alíquota e zero arrecadação) que mantenha um equilíbrio, porém, existem tantas variáveis econômicas a serem consideradas, que é quase impossível determinar esse ponto ótimo.
A Solução
Enquanto a “Curva de Laffer” ainda é mais teórica do que realidade, a melhor solução é a parceria com um bom escritório de contabilidade, de forma a evitar gastos desnecessários e imprevistos com impostos, saiba mais sobre isso, fale com a equipe da HGA.
Comments