O critério de escolha de um contador tem que levar em conta as obrigações acessórias no Brasil, que são inúmeras entre prefeitura, Secretaria da Fazenda do Estado, Receita Federal etc. O seu contador tem que estar preparado para atender isso no tempo correto. Além disso, o empresário precisa ter certeza de que está no melhor regime tributário (mais vantajoso e econômico), outro movimento estratégico que pode ser feito com um contador integrado ao dia a dia do negócio. Para resumir, o empresário deve selecionar um contador que:
Conheça a complexidade tributária e transmita isso de forma amigável para o empresário;
Conheça a atividade da empresa para elaborar o planejamento societário e tributário adequado ao negócio;
Tenha disponibilidade de atendimento pessoal, se necessário, para ajudar na gestão da empresa em todos nos aspectos societário, tributário, fiscal, trabalhista etc.
Nossa equipe ainda separou 3 dicas importantes para empresários de todos os setores, incluindo a área da saúde, que falam um pouco mais detalhadamente sobre os pontos que mencionamos acima. Veja:
Além dessas dicas, se você precisa de ajuda no planejamento e no controle fiscal da sua empresa, fale com nossos especialistas na HGA Digital Contabilidade.
Comentários