top of page
Buscar
Foto do escritorHGA DIGITAL CONTABILIDADE

6 Pontos fundamentais para abertura de uma empresa


Quando você decide se tornar empresário e abre a sua empresa, é importante ter uma visão clara sobre os seguintes aspectos: os serviços/produtos que deseja prestar/comercializar, o local e endereço da sede da empresa, e o capital inicial necessário para o investimento, por exemplo. A falta de planejamento faz você cair em situações absurdas. Por isso, vale a pena falarmos um pouco sobre alguns pontos fundamentais para esse momento tão importante, da abertura da sua empresa. Vamos lá...


1) Tenha claramente o objetivo social da empresa


Que tipo de produto você vai comercializar? Que tipo de serviço você vai prestar? O empresário precisa saber isso com clareza. Há situações em que, com duas ou três semanas em que o processo de abertura está tramitando na junta comercial, o empresário decide "adicionar uma nova prestação de serviços" ou "venda de novos produtos". Caso o contrato já tenha sido registrado, novas alterações acarretam custo financeiro não planejado, mudança no regime tributário a ser escolhido e por sua vez na carga tributária, e até inviabilização das atividades no endereço da sede da empresa, dependendo da nova atividade que se pretenda adicionar ao seu objetivo social.


A dica é ter a clareza sobre o que você vai oferecer no seu negócio, e a sua estratégia, com antecedência ao registro do contrato social na Junta Comercial ou Cartório, se for o caso.


2) A Escolha do Endereço do seu Estabelecimento


Precisa estar claro que o endereço do imóvel cadastrado como sede da empresa, permite a atividade que você quer exercer. Cada cidade tem zoneamentos e regras específicas. Há casos em que um empresário chega com um contrato de locação assinado para 3 a 5 anos, e só depois descobre que sua atividade não pode ser exercida naquele endereço. O transtorno para o empresário e para o inquilino toma proporções gigantescas.


A dica é, no momento de definir o local/endereço para sede da empresa, você precisa ter certeza de que a sua atividade poderá ser desenvolvida no local escolhido. Nosso escritório de contabilidade tem um setor específico que ajuda o empresário nessa tarefa: a pesquisa do zoneamento adequado para a atividade que se pretende exercer.


3) Dimensione seu Capital Inicial



Quando você estrutura o seu negócio é importante dimensionar todos os custos que você terá (reformas, máquinas/equipamentos, informática, estoque). O empresário precisa ter claramente definido o valor do investimento necessário para iniciar o seu negócio. Já vimos em algumas situações, o dinheiro acabar antes do início das operações, faltando ainda etapas essenciais para possibilitar suas operações, o que pode retardar e em alguns casos até mesmo inviabilizar o negócio, por falta de um estudo/avaliação detalhada do investimento necessário.


A dica nesse caso é: o Capital a ser investido deve considerar todos os custos necessários para possibilitar o início das atividades. O empresário deve ter total segurança de que dispõe de todo o recurso financeiro para tornar operacional o seu empreendimento, na sua plenitude.


4) Natureza Jurídica da sua Empresa


Sua empresa pode ser uma Sociedade Simples, Sociedade Empresarial Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal (veja mais sobre natureza jurídica aqui). Você precisa avaliar se haverá sócio ou não, se será uma empresa de profissão regulamentada (advogados, médicos, dentistas etc.). Dependendo da atividade, sua empresa não será registrada na junta comercial, e sim em cartório, e tudo isso tem impactos tributários.


É muito importante que o empresário defina claramente a natureza jurídica da empresa. O papel do contador aqui, é fundamental, mas falaremos disso mais abaixo.



5) Escolha o Regime Tributário da sua Empresa


São as seguintes opções de regime tributário: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional. É muito importante que você saiba definir isso. Analisar a carga tributária para cada regime, com previsão de faturamento, de custos e fazer simulações e projeções, são essenciais para a escolha do regime tributário mais econômico. Quando o empresário abre a empresa e faz a opção pelo Regime Tributário errado, isso resulta em carga tributária maior, ou seja, acaba por pagar impostos além do que deveria, e com um agravante, a mudança de regime tributário somente pode ser realizada no mês de janeiro de cada ano. Isto é, uma opção errada, obriga a empresa a pagar mais impostos durante todo o ano da opção.


6) Contador: Fundamental para todos os passos anteriores...


O contador pode te ajudar desde o início do processo de abertura da empresa, na definição do objetivo social da empresa, na questão do endereço, do capital, na natureza jurídica e no regime tributário. De certa forma, o primeiro passo é escolher um profissional de contabilidade que te oriente desde o início. Muito cuidado com gratuidades que existem no mercado! Um contador te assessora em todas as decisões, e tem foco na saúde fiscal da sua empresa e no empresário.


Se você tem mais dúvidas sobre cada etapa, veja o vídeo abaixo e converse diretamente com um dos nossos especialistas.



17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page