
CONTABILIDADE PARA HOSPITAIS
Gerenciar as finanças de qualquer empresa não é tarefa fácil, então imagine gerenciar as finanças de um hospital, onde as rotinas financeiras vão muito além do controle de entradas e saídas de pagamentos. Gerenciar fluxos de caixa, negociar contratos, manter um capital de giro sadio para as despesas da instituição e fora isso, poder contar com reservas líquidas para despesas inesperadas. Tudo isso e além, é o desafio de quem faz a “gestão na área da saúde”, ou seja, a “contabilidade hospitalar”. A HGA DIGITAL CONTABILIDADE tem experiência, tradição e conta com a inovação da tecnologia moderna para gerir toda a Contabilidade para Hospitais.


Elaborar relatórios que norteiam a gestão financeira do hospital e que permitam sua sustentabilidade econômica é a função e responsabilidade dos contadores. É também deles a função de fazer com que a instituição atue legalmente, pagando os impostos de forma coerente e que atenda as exigências dos conselhos de classe. É por isso que contar com uma empresa de contabilidade experiente é o diferencial para as instituições de saúde.


5 Principais Benefícios de uma Contabilidade Hospitalar Sólida
1. Planejamento das Ações
As contas hospitalares devem estar organizadas em bases seguras e acessíveis a toda equipe gestora, uma boa gestão de contabilidade hospitalar, tem sob controle toda a geração de receitas, pagamentos de tributos e manutenção de custos operacionais. Quando existe planejamento e organização, é possível ter um acompanhamento contínuo das atividades contábeis e fica muito mais fácil direcionar recursos, esforços e projetar ações.
2. Evitar Prejuízos
Quando temos contas organizadas, as compras são feitas de forma inteligente, assim evita-se a falta de itens essenciais para a prestação do serviço, não há perdas de materiais por vencimentos. Portanto, uma contabilidade coerente e assertiva, representa a minimização de prejuízos a instituição. Se o planejamento das ações, que é o primeiro passo, for eficiente, certamente haverá menos desperdício de tempo, energia e principalmente de dinheiro.
3. Otimizar o Faturamento
A otimização do faturamento é necessária para controlar e supervisionar todas as práticas financeiras do hospital, ao padronizar os lançamentos que devem ser cobrados, a contabilidade cria as melhores condições para identificar, analisar e estimar todas as entradas contábeis da instituição de saúde, garantindo assim, o seu faturamento.
4. Particularidades da Rotina Hospitalar
Uma contabilidade especializada, com atenção total as particularidades da rotina hospitalar, que compreenda as diversas modalidades e exigências dos conselhos de classe, faz toda a diferença. A segmentação permite que o atendimento seja padronizado de acordo com as necessidades dos profissionais da área da saúde, tornando os processos menos burocráticos possíveis e priorizando o atendimento ao paciente.
Outra particularidade são as instituições de saúde do terceiro setor, sendo imprescindível ética e transparência na transmissão de dados de interesse público, sobretudo ligadas as transações com o governo, além disso, como as legislações da ANS são mutáveis, é preciso que a empresa de contabilidade compreenda todas as normas que estão em vigor, para que os dados estejam sempre atualizados.
5. Conhecimento Sobre Impostos
Conhecer a carga tributária específica que incida sobre as contas do hospital e identificar as possibilidades de diminuir a quantidade de impostos, seja com formas de isenção e/ou compensações é importantíssimo, uma contabilidade estratégica é fundamental a qualquer empresa ou instituição que lida com recursos financeiros, fazendo toda a diferença em hospitais que querem manter a sua saúde financeira.
Veja o que temos a lhe oferecer…
Fale com a Gente
Estamos ansiosos pelo seu contato!
Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550 - CJ. 41
Brooklin - São Paulo - SP
CEP - 04571-925
(11) 3805-3522