
CONTABILIDADE PARA FARMÁCIAS
A contabilidade para farmácias e drogarias deve seguir diretrizes, normas e legislação tributária peculiares a este setor. O comércio de medicamentos é o segmento que mais possui normas e regulamentos, sejam eles fiscais, de licenciamento, de agências reguladoras ou ainda de setores específicos de fiscalização, exigindo sabedoria, qualificação e total astúcia da contabilidade.
O consultor contábil especializado deve ter conhecimento e tecnologia que proporcionem uma apuração de resultados precisa, no “timing” desejado e oportuno, evitando custos desnecessários, proporcionando correções imediatas de rotas, quando necessárias, medidas que no seu conjunto poderão incrementar os resultados da empresa trazendo, inclusive, economia tributária.
A HGA DIGITAL CONTABILIDADE conta com profissionais dedicados e qualificados especialmente para assessorar sua farmácia ou drogaria em sua gestão.


Funções Específicas de um Contador na Área Tributária Farmacêutica
. Orientar a empresa sobre a existência de direitos previstos em lei no que tange à segregação de impostos como o PIS/COFINS para os medicamentos da lista positiva e negativa (Códigos de Saída do PIS/COFINS 04 ou 07).
. Orientar a empresa sobre a importância de um bom cadastro de produtos com os códigos tributários corretos e apropriados, entre eles: NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), CFOP, ICMS-ST, CSOSN, Códigos de PIS/COFINS na entrada e na saída, etc.
. Observar o regime tributário que melhor se enquadra à farmácia.
. Observar a segregação do ICMS pago anteriormente por Substituição Tributária, de forma a não recolher novamente na saída do produto.